A Francofonia em resumo

c

 

A Francofonia é antes de mais um grupo de mulheres e de homens que partilham uma língua comum, o francês. Estima-se que existam mais de 321 milhões de falantes nos cinco continentes.

Em segundo lugar, é um mecanismo institucional dedicado desde 1970 à promoção da língua francesa e à implementação da cooperação política, educativa, económica e cultural nos 88 Estados e governos da Organisation internationale de la Francophonie (OIF) [Organização Internacional da Francofonia].

Este mecanismo está estabelecido na Carta da Francofonia: a sua mais alta autoridade é a Cimeira da Francofonia e a sua pedra angular é a Secretária-Geral da Francofonia, cargo ocupado por Louise Mushikiwabo.

A cooperação multilateral francófona é implementada pela OIF juntamente com a Assemblée parlementaire de la Francophonie [Assembleia Parlamentar da Francofonia] e quatro operadores: a Agence Universitaire de la Francophonie [Agência Universitária da Francofonia], a TV5MONDE, a Association internationale des maires francophones [Associação Internacional de Presidentes de Câmara Francófonos] e a Université Senghor [Universidade Senghor] em Alexandria.

As missões da Francofonia são as seguintes:

  • Promover a língua francesa e a diversidade cultural e linguística
  • Promover a paz, a democracia e os direitos do Homem
  • Apoiar a educação, a formação, o ensino superior e a investigação
  • Desenvolver a cooperação económica para o desenvolvimento sustentável

 

 

(Escolha o idioma das legendas do vídeo através das definições do YouTube)

 

>> Voltar à página inicial do site (em francês)

Partenaires

SÉLECTIONNÉ POUR VOUS